Philos
Philos é a palavra grega para amigo, e foi alvo de uma série de reflexões sobre o papel da amizade dentro da ética do mundo grego. Aristóteles crê na necessidade da amizade como forma de atingir a felicidade e defende a existência de três tipos de philias entre as pessoas: por utilidade, por prazer ou por virtude.
​
Em Hybris RPG, philos determina a relação especial e significativa da personagem do jogador com alguém outra personagem. Cada philos está conectado a um pathos. Os philoi (plural de philos) são a representação de um vínculo fundamental da personagem com o mundo social. As ações causadas pela dominação do grupo dominante, pela estratégia dos grupos ou as ações causadas pela stasis podem produzir miasma, que afeta os philoi. Quando um jogador perder um philos, ele terá uma alteração de seu telos. Quando a personagem do jogador perde seu terceiro philos, a ficha deverá ser abandonada e o jogador passará a interpretar o último philos perdido, ou mesmo criar uma nova ficha de personagem.
​
Para Elizabeth Belfiore, a relação entre os philoi representa uma das questões centrais nas tragédias gregas. Para ela, o termo philia na tragédia é utilizado em relação a familiares, hóspedes, casamentos e suplicantes. Os épicos Ilíada e Odisseia são também exemplos de narrativas nas quais os philoi têm grande participação: no primeiro livro, Aquiles decide retornar à guerra quando seu philos Pátroclo é morto por Heitor. Amigos, aliados e familiares são centrais no desenvolvimento e destino das personagens em questão.
​
Assim também acontece em muitas narrativas que envolvem personagens de corte, como as peças de Shakespeare: em Otelo, o personagem principal age a partir dos sentimentos em relação à sua philos. Sancho Pança é o leal philos do protagonista em Dom Quixote, de Cervantes, e os personagens Quincas Borba e Rubião, de Machado de Assis, têm uma relação de philia bem próxima daquela entre os antigos mestres gregos. Na série Harry Potter, a personagem Hermione Granger tira de seus pais (e philoi) a memória de sua própria existência, para protegê-los de um possível ataque dos comensais da morte.
​
Na série Star Wars, o jovem Luke Skywalker tem ao seu lado alguns philoi que se perdem: Obi Wan Kenobi, Anakin Skywalker e Leia Organa. No mangá Akira, Shotaro Kaneda tem sua vida afetada por sua relação com seus philoi Tetsuo, Yamagata e Kei. Ao final do jogo The Legend of Zelda: Twilight Princess, o personagem Link despede-se de sua philos Midna, que retorna ao mundo do crepúsculo uma vez que este é reconstituído. No anime Evangelion, o personagem Ikari Shinji depende do trabalho em equipe com seus philoi Ayanami Rei e Soryu Asuka para enfrentar os anjos.
​