top of page

Dominação

A coexistência de diversos grupos dentro de uma sociedade pode assumir a forma de uma relação de dominação entre eles. O grupo dominante exercerá diferentes estratégias (econômicas, políticas, ideológicas etc.) para procurar coagir os dominados a manter sua conduta dentro do que favorece o poder vigente.

Em Hybris RPG, a dominação se dá a partir da imposição de valores, condições políticas e de vida de um ou mais grupos em relação aos outros. Ela estabelece limites diferentes para a ação dos indivíduos dos grupos dominados, aumentando o risco de stasis em casos de hybris desses grupos. Além disso, o grupo dominante impõe seus ethos sobre os outros grupos, que passam a se organizar incorporando valores que não se originaram diretamente de suas próprias vivências.

O grupo dominante utiliza estratégias de dominação diferentes em sua relação a grupos sociais diferentes. No Brasil colonial, por exemplo, os senhores de engenho exerciam uma dominação em relação à população livre, outra em relação aos religiosos, outra em relação à população escravizada, e outra ainda em relação aos indígenas. Na China antiga, a tolerância do império para com as diferentes formas de religião popular não era idêntica em todos os casos. No apartheid sul-africano, a segregação racial diferenciava o tratamento dispensado pelo grupo dominante aos grupos de negros e brancos não-dominantes. Durante a ditadura militar brasileira, os partidos comunistas e demais grupos radicais foram perseguidos com particular veemência, em contraposição à camada da população que, embora também submetida à coerção do regime, mantinha-se apartidária ou resignada.

No filme Blade Runner, as corporações dominam a população de forma diferente do que a dominação exercida em relação aos replicantes. No livro O conto da aia, o grupo dominante Filhos de Jacó utiliza uma série de formas de dominação em relação ao restante da população, diferenciando as mulheres e homens subjugados em grupos distintos dentro do mesmo campo religioso. No romance chinês O macaco peregrino ou a saga ao ocidente, que surgiu por volta 1550, o Imperador de Jade falha ao tentar impôr sua dominação a Macaco – Son Wukong – e ao seu grupo de macacos.

bottom of page