top of page

Grupo

Em Hybris RPG, o conceito de grupo define uma relação social na qual há um sentimento subjetivo de pertença e reconhecimento mútuos entre os participantes. Além disso, os indivíduos são identificados enquanto diversos pelos outros grupos. A identificação pode se dar a partir de critérios distintos: uma filiação política (como na luta entre comunistas e liberais no entreguerras europeu), uma filiação religiosa (os jesuítas em suas missões em território japonês, por exemplo), e assim por diante. O grupo pode se unir a partir de uma crença, uma língua, uma cultura, tradições e territórios comuns etc.

 

Todos os indivíduos de um grupo compartilham dos ethos respectivos, além de enfrentarem os mesmos desafios relacionados ao acesso a elementos de seu grupo. Cada grupo apresenta um campo que define sua identidade e uma estratégia política que define sua posição em relação à dominação. A partir da relação entre dominação e estratégia, um número específico de pontos de hybris estará disponível para os jogadores que interpretarem personagens daquele grupo. Além disso, cada grupo tem três pathos que identificam os principais ethos, os valores centrais daquela associação.

 

É importante frisar que a definição dos grupos presentes em uma partida será realizada por todos os jogadores, assim como a definição de seus ethos, pathos, elementos, estratégias, campo e dominações enfrentadas.

 

É bastante comum encontrarmos nas obras literárias a representação da existência de grupos sociais diversos. No livro A cidade de Deus, traficantes, policiais e a população trabalhadora encontram-se devidamente identificados. No livro O leopardo, nobreza, burguesia e camponeses participam de uma narrativa que altera a correlação de forças entre os grupos e o grupo dominante. No livro O homem do castelo alto, nazistas e japoneses dominam os outros povos. A narrativa é centrada nos EUA: judeus e americanos enfrentam formas de dominação diferentes e acabam estipulando estratégias políticas diferentes para sobreviverem. No livro O auto da barca do inferno, de 1517, cada personagem que chega ao porto para ingressar no céu ou no inferno, representa o estereótipo de um grupo diferente daquela época.

 

No filme Os sete samurais, camponeses conseguem ajuda de samurais para o conflito contra bandidos. No filme 1900, burgueses, camponeses, fascistas e comunistas se relacionam durante as mais variadas alterações de estratégias políticas e tipos de dominação realizadas pelos grupos e pelo grupo dominante. Na série de filmes Star Wars, o Império se alia com os siths, enquanto os rebeldes se aliam com os jedis. Mercenários e comerciantes alteram constantemente suas relações com os demais grupos. Nos quadrinhos dos X-Men, os mutantes são divididos, basicamente, em dois grupos que estabelecem estratégias políticas diferentes. Em Harry Potter, os bruxos e trouxas que ingressam em Hogwarts são enquadrados em diferentes grupos que levam em conta os ethos valorados por cada indivíduo. Em Avatar: a lenda de Aang, cada nação representa um grupo diferente: os nômades do ar, a tribo da água, o reino da terra e a nação do fogo, que representa o grupo dominante no momento em que se passa a história.
 

bottom of page