top of page

Elementos

Existem vários condicionantes da força (econômica, política, social, cultural) de um grupo. Podemos levar em conta o grau e a forma de sua organização, os meios de que dispõe para exercer poder etc. Em nosso jogo, a principal questão é fazer uma ideia de quais são os elementos de que o grupo dispõe para reproduzir seu modo de vida, e estudar as consequências disso para a vida dos indivíduos pertencentes a ele, bem como para os demais grupos.

​

Em Hybris RPG, os elementos indicam a força do grupo para conseguir atingir seus objetivos – sobretudo enquanto mensurada a partir do seu repertório de recursos materiais. Desta forma, grupos diferentes que tenham os mesmos ethos terão dificuldades diferentes segundo seus elementos. Todo teste realizado por um jogador terá sua dificuldade mensurada a partir dos elementos de seu grupo. Quanto melhor equipado estiver o grupo, mais os seus representantes estarão em condições de fazer valer as suas intenções em um dado contexto – mesmo quando essas intenções representarem uma saída da norma, um ato de hybris. Ao contrário, a pobreza dos elementos do grupo deverá expressar-se em uma maior dificuldade de realizar as aspirações de cada um de seus membros.

​

Florestan Fernandes é um exemplo de indivíduo que teve de enfrentar as dificuldades de ter saído de um grupo que tinha poucos elementos à disposição para ajudá-lo a realizar seus fins. O Marquês de Sade, embora pertencesse à nobreza e dispusesse dos privilégios característicos desse grupo, acabou sendo encarcerado diversas vezes por conta do teor escandalizante de seus escritos: os elementos de seu grupo não foram suficientes para poupar a ele um destino de liberdade restrita. Ao contrário, na mitografia budista, o primeiro Buda opta por abandonar voluntariamente o seu grupo de origem, e com isso, também a riqueza e o poder que poderiam tê-lo levado a uma vida de hedonismo e sofrimento.

​

No filme Os sete samurais, os camponeses têm uma dificuldade maior em enfrentar os bandidos do que os samurais. No filme Concorrência desleal, a possibilidade dada ao italiano de recorrer à justiça é muito maior do que aquela que é dada à família judaica durante o regime fascista. No filme Coringa, as condições materiais do personagem-título estão diretamente relacionadas ao agravamento da sua condição psíquica. 

​

Na série Star Wars, os siths são mais coesos do que os comerciantes e é mais fácil para os primeiros organizarem suas ações do que os últimos. Em Dragon Ball, os elementos dos grupos dos personagens Bardock e Rei Vegeta – Saiyajins de classe baixa e realeza, respectivamente – põe-nos em posições diferentes perante a dominação de Freeza – que, apesar de ter escravizados todos os Saiyajins, concede benefícios àqueles que são da realeza e que possuem uma estratégia de aliança em relação ao grupo dominante.

​

bottom of page