Miasma
Miasma é a palavra grega que designa sujeira, mancha, poluição. Sua origem está ligada ao pensamento mítico e identifica ações impuras dentro do universo religioso grego. O miasma faz espalhar entre os philoi de um agente as consequências nefastas de sua hybris. Mais tarde, durante o século XVII, Thomas Sydenham e Giovanni Maria Lancisi desenvolveram a teoria miasmática, na qual as doenças teriam origem nos miasmas provenientes de objetos em putrefação.
Em Hybris RPG, miasma indica como a dominação, as estratégias adotadas pelos grupos e as ações de stasis afetam o personagem e sua relação com seus philoi. Os eventos sociais repercutem na vida das personalidades mais importantes para os protagonistas, comprometendo suas relações sociais e objetivos. A lesão dessas relações pode levar a uma drástica alteração dos objetivos perseguidos pelo personagem – seu telos. Quando todo seu miasma é preenchido, o personagem já não é mais controlado pelo jogador.
Nas três tragédias que compõem a Oresteia de Ésquilo, a hybris de Agamêmnon leva ao seu assassinato e ao de sua esposa, Clitemnestra. As consequências desses crimes de sangue perseguem seus filhos, Orestes e Electra, e envolvem cada vez mais entidades em torno de um mesmo conflito. Em Ao farol, de Virginia Woolf, as relações da família e amigos que protagonizam o romance vão sendo afetadas e dissolvidas conforme o contexto social se modifica. Também O jogador, de Dostoivéski, acompanha a perdição pessoal de um personagem como parte de tensões sociais mais gerais.
​
Anakin Skywalker, na série Star Wars, perde seu philos Obi-Wan Kenobi durante os conflitos entre jedis e siths. No filme Coringa, o personagem-título vê a relação com sua psicóloga e philos sendo afetada a partir dos cortes econômicos realizados pelo governo. O personagem John Constantine da série em quadrinhos Hellblazer, acaba por perder seu philos Gary Lester ao enfrentar um demônio chamado Mnemoth. Okonkwo, o personagem principal de O mundo se despedaça, acaba perdendo seu filho e philos para os missionários durante a expansão do cristianismo na Nigéria.